LAB Avançado de Série e Longas – Online
Neste laboratório, você dominará as técnicas essenciais, fará uma análise e a reescrita do seu roteiro para prepará-lo para o mercado. Ao final do curso, você terá sua bíblia de venda escrita ou o roteiro do seu longa finalizado, com mentoria exclusiva, e poderá apresentar seu projeto para uma banca especializada.
O LAB é ideal para quem já tem um projeto de série ou longa-metragem iniciado e deseja desenvolver a bíblia, o piloto e materiais criativos que definem os designs narrativos do seu produto audiovisual. A escrita de uma narrativa serializada ou de um longa-metragem exige extensão e complexidade, por isso, analisar os recursos técnicos e os procedimentos dramáticos para sua reelaboração até a versão final, é fundamental para escolhas conscientes.
Com prática de escrita desde os primeiros dias de aula, o programa visa aperfeiçoar a leitura do próprio texto pelo participante, além de ampliar a capacidade analítica do conteúdo de outros, para a posterior reescrita do projeto. O objetivo é capacitar o participante com os recursos necessários para integrar uma sala de roteiro e afinar sua escuta para outros pontos de vista, assumindo que a voz autoral se beneficia da fricção com o coletivo.
A dinâmica do curso inclui leitura e análise de roteiros (trechos) dos alunos ou de roteiristas profissionais, reescrita dos projetos de longa ou série, desenvolvimento da bíblia e debates sobre estudos de caso. Ao final, os alunos receberão mentoria individual e poderão apresentar seus roteiros para uma banca de profissionais atuantes no mercado.
2 Exercícios Práticos + 1 Projeto Final
Todo curso online da AIC conta com uma abordagem prática, você tem a oportunidade de aplicar o que foi aprendido na teoria por meio de exercícios específicos. Essas atividades não apenas reforçam os conceitos teóricos, mas servem como uma preparação para o projeto final. Como projeto você poderá aprimorar e reescrever seu roteiro de longa ou desenvolver a Bíblia da sua série.
INVESTIMENTO:
Em até 12x de R$ 183,75
Apresentação do curso e de seus pilares fundamentais. Leitura dos projetos dos alunos (2 por aula), apreciação em conjunto a partir dos seguintes elementos: visão do autor, premissa, gênero, tema dos projetos.
Exposição do professor sobre estruturas narrativas. Roteiro de longa X roteiro de série. Leitura dos projetos dos alunos (2 por aula), apreciação em conjunto a partir dos seguintes elementos: motivação X obstáculos.
Leitura dos projetos dos alunos (2 por aula). Leitura de trechos dos roteiros: “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino e “O céu de Suely”, de Karim Aïnouz. Análises comparativas dos tipos de estruturas narrativas, tipos de conflitos e antecipações a partir do livro “Para trás e para frente”, de David Ball. Debate.
Estudo do personagem e seu arco dramático: trajetória, carga emocional e falha trágica. Estudo de caso: o filme “Tár”, de Todd Field. Leitura dos projetos dos alunos (2 por aula) e debate. Feedback sobre os trabalhos realizados de forma geral, com novas orientações sobre a construção de uma Bíblia (outros elementos) e sobre a escrita do roteiro.
Plot driven e character driven. Articulações possíveis. Leitura dos projetos dos alunos a partir dos elementos de uma narrativa horizontal e de uma narrativa vertical. Leitura e debate.
Construção de cena e de diálogos. Análise dos procedimentos necessários para a construção gradual da tensão dramática. Estudo de caso: a cena da taverna em “Bastardos inglórios”, de Quentin Tarantino. Leitura dos projetos dos alunos e debate.
Leitura de roteiros em conjunto para analisar elementos como exposição, narração, elipse, interditos, ironia, deslizes, ritmo, tom. Leitura dos projetos dos alunos e debate. Comentários gerais sobre os exercícios da Bíblia e da escrita da primeira versão do roteiro.
As tramas composicionais na escrita serializada. Arco da série, arco da temporada, arco do episódio. Tramas A, B, C e as tramas composicionais na escrita do longa-metragem. Leitura dos projetos dos alunos e debate.
A história visível e a história invisível: reescrevendo o final. Como revisar o roteiro de trás para frente: reescrevendo a cena de abertura. Exemplos de roteiros com finais exemplares.
Mentoria individual dos projetos
Mentoria individual dos projetos
Apresentação dos projetos para uma banca de profissionais
Início do curso:
- O curso acontecerá através da plataforma online via link: https://online.aicinema.com.br/
- O acesso ao curso será liberado apenas 1 dia antes do início previsto através de um e-mail que será enviado. Você receberá instruções de acesso contendo login e senha. Não esqueça de verificar sua caixa de spam.
OBS: Caso as aulas do seu curso sejam às segundas-feiras, este email de liberação chegará no mesmo dia na parte da manhã. - ATENÇÃO: Em caso de dificuldade de acesso com a plataforma dos cursos online ou qualquer outro problema relacionado, fale com o suporte de cursos à distância via Whatsapp clicando aqui. Horário de funcionamento para suporte: Segunda à sexta-feira, das 18:00 às 21:00 e sábados, das 08:00 às 11:00
Informações da turma:
- A banca acontecerá 2 semanas após o término das aula.
Atenção:
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas
Pagamentos parcelados:
- Cartão de Crédito
- Cheque
Pagamentos à vista:
- Pix, Boleto, Dinheiro, Débito
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Escritora, dramaturga, roteirista e pesquisadora. Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP, Doutoranda em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) FFLCH/USP, desenvolve pesquisa sobre processos de criação de escrita literária.
Como dramaturga é autora de A vida dela, Deadline, Soslaio, Os visitantes, Funâmbulas, Matrioska inflamável, Uma noite sem o aspirador de pó, entre outras. Esta última ficou em cartaz no SESC Pompéia de 30/07 a 23/08 de 2024.
Como romancista, publicou Peixe cego, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2017 e O som dos anéis de Saturno, semifinalista do Prêmio Oceanos 2021. Em 2023 publicou o livro de contos “Animais submersos”, editora Quelônio, vencedor do ProAC Expresso Nº 19/2021.
Como roteirista, participou de diversas salas de roteiro, entre elas a 2ª e a 3ª temporadas de DOM série de Breno Silveira produzida pela Conspiração Filmes, da Amazon Prime Video, a 4ª temporada da série #MeChamaDeBruna, produção TVZERO, para a FOX Premium, foi vencedora em ambas categorias (argumento e roteiro originais) do ProAC de Telefilme da cidade de São Paulo para a TV Cultura com o telefilme: “IRINA", e contemplada no edital de Núcleos Criativos do Fundo Setorial com roteiro de longa-metragem e projeto de série para a ParanoidBr.
Ministrou aulas de roteiro no curso técnico no Filmworks III, da Academia Internacional de Cinema AIC/SP. Foi jurada do Prêmio Oceanos 2022, crítica teatral das 33ª e 37ª edições do Festivale – Festival de Teatro de São José dos Campos.
Atualmente trabalha como consultora de projetos para cinema e TV e é coordenadora e professora do Núcleo de Roteiro da Pós-Graduação Formação de escritores do Instituto Vera Cruz.
*Crédito foto: Luiza Sigulem.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.